Luas de Galileu: estudante de Física registra raro fenômeno astronômico em Campo Grande
10/04/2025
(Foto: Reprodução) Descobertas em 1610 por Galileu Galilei, foram os primeiros corpos celestes a ser observados orbitando outros planetas. Sua descoberta foi um marco que colocou em questionamento a teoria geocêntrica. As 4 Luas de Galileu, descobertas em 1610 por Galileu Galilei
Na noite dessa quarta-feira (9), um registro astronômico raro foi feito no céu de Campo Grande. Henrique Arcuri, 25 anos, estudante de Física e membro do Clube de Astronomia Carl Sagan da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, conseguiu fotografar Júpiter e suas quatro principais luas: Io, Europa, Ganimedes e Calisto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
As Luas de Galileu, descobertas em 1610 por Galileu Galilei, foram os primeiros corpos celestes observados orbitando outros planetas. A descoberta marcou a história ao questionar a teoria geocêntrica.
Em entrevista ao g1, Henrique explicou que usou um telescópio Dobsoniano de 10 polegadas, com uma lente ocular de 25mm e uma câmera acoplada específica para telescópios. A decisão de observar e fotografar Júpiter e suas luas foi espontânea, ele apenas posicionou o equipamento.
"O principal desafio foi que usei um telescópio manual, então é um pouco complexo manter o alinhamento para as fotografias", explicou.
Henrique disse que já havia feito outras observações antes das luas e sabia o que iria encontrar, mas sempre se impressiona com a beleza do que observa. "Isso nos dá uma noção da imensidão do universo e de como somos pequenos diante dele".
O estudante explica que Ganimedes é a maior lua do Sistema Solar, enquanto Calisto, a segunda maior lua de Júpiter, é repleta de crateras. Io, a terceira maior, possui uma superfície coberta de enxofre, e Europa é toda coberta por gelo.
"A lua que mais me impressiona é Ganimedes, pois seu tamanho é comparável ao do planeta Marte." , finalizou.
Estudante decidiu de maneira espontânea fazer a observação e fotografias da Lua e de Júpiter
Henrique Arcuri
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: