Segunda onça-pintada é resgata de incêndios no Pantanal: 'Queimaduras nas patas e pulmão comprometido'
- 21/08/2024
Segunda onça-pintada é resgata de incêndios no Pantanal: 'Queimaduras nas patas e pulmão comprometido'
A onça batizada de Antã, foi encontrada na mesma cidade que o primeiro caso, uma fêmea, que apresentava queimaduras de segundo grau.
De acordo com os veterinários, foram encontradas queimaduras nas quatro patas, além de comprometimento pulmonar — Foto: Governo de MS/Reprodução
Uma segunda onça-pintada, dessa vez um macho, foi resgatada em estado crítico, ao ser encontrada com queimaduras de segundo grau nas patas e comprometimento pulmonar, neste fim de semana, na região do Passo da Lontra, no Pantanal de Miranda (MS).
Os incêndios no Pantanal já destruíram 1,8 milhão de hectares, segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Segundo o Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap), a onça batizada de Antã, foi encontrada no sábado (17) na mesma cidade que o primeiro caso, de uma onça-pintada fêmea, encontrada com queimaduras de segundo grau, na manhã do dia 15 de agosto.
Após o encontro, a captura da onça foi realizada com o uso de uma zarabatana, uma espécie de arma tranquilizante, para transportar o animal até Campo Grande.
De acordo com os veterinários, foram encontradas queimaduras nas quatro patas, além do comprometimento pulmonar, podendo a causa ser inalação de fumaça. Ainda assim, a expectativa é de recuperação do animal, que atualmente acompanha a primeira onça resgatada.